Enviar Relatórios Qlik Sense por E-mail

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus

Quero enviar um relatório Qlik Sense (PDF, Excel, Word, PowerPoint e HTML) por e-mail para meus usuários..” Este é um pedido muito frequente.

O Qlik Sense é uma plataforma analítica que oferece muitas possibilidades e flexibilidade para analisar uma grande quantidade de dados. Entretanto, quando você precisa gerar e distribuir relatórios por e-mail aos usuários automaticamente, Qlik Sense não pode fazer isso!

1- A solução 😀

A única maneira fácil de criar e enviar relatórios automaticamente é usar soluções de terceiros. Estas soluções lhe permitirão criar relatórios personalizados com seus aplicativos Qlik Sense existentes.

O Qlik oferece um produto adicional para criar e entregar relatórios chamado Qlik NPrinting. Este produto é vendido separadamente.

Neste artigo, vou lhe falar sobre o Qalyptus. O Qalyptus é uma solução completa para Gerar Relatórios para o Qlik Sense e QlikView.

2- Como funciona o Qalyptus

O Qalyptus é um software independente instalado na mesma máquina que o Qlik Sense ou em uma máquina separada.

O uso do Qalyptus é muito simples e passa por três etapas principais:

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus
– Criar uma conexão entre o Qalyptus e o Qlik Sense

O Qalyptus recupera todos os metadados do seu aplicativo Qlik Sense (id de objetos, lista de variáveis, lista de campos, marcações etc.) para poder desenhar modelos de relatórios personalizados. Note que você pode criar um relatório utilizando as visualizações (gráficos e tabelas) de inúmeros aplicativos Qlik Sense.

– Criar templates de relatório com Excel, Word, PowerPoint ou HTML

O Qalyptus permite que você use suas ferramentas favoritas para criar templates de relatórios personalizados, colocando seus gráficos e tabelas Qlik Sense da maneira que desejar no Excel, Word, PowerPoint e HTML. Aproveite todas as funcionalidades oferecidas pelo Office para criar modelos ultrapersonalizados.

Você verá seus objetos Qlik Sense no editor de templates Qalyptus. Basta arrastá-los e soltá-los dentro do arquivo.

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus

– Gerar e distribuir relatórios para os destinatários

Quando os templates de relatórios estiverem prontos, agende a geração e distribua os relatórios para seus destinatários em diferentes formatos: PDF, Excel, Word, PowerPoint ou HTML.

Os relatórios podem ser distribuídos por e-mail, salvos em pastas, salvos em um servidor remoto via FTP etc.

Além de enviar os relatórios em anexo, você também pode incorporar um relatório na mensagem de e-mail, como você pode ver abaixo.

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus

 

Dependendo da sua necessidade, a Qalyptus pode enviar relatórios por e-mail para seus usuários de diferentes maneiras.

3- Enviar o mesmo relatório para diferentes destinatários

O caso mais comum e mais fácil é enviar um relatório a um conjunto de usuários. Exemplo: enviar um relatório de vendas em PDF para todos os vendedores.

Com base em sua aplicação Qlik Sense que contém os dados de vendas de sua empresa, Qalyptus gerará e enviará um relatório PDF que inclui os gráficos e tabelas de sua aplicação Qlik Sense. O relatório enviado será o mesmo para todos os destinatários.

Na Qalyptus, você poderá enviar seus relatórios sempre que desejar, graças à criação de horários com opções ricas. Você também pode condicionar o envio de seus relatórios. Por exemplo, não envie um relatório se um ou mais gráficos não contiverem dados.

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus

4- Enviar o mesmo relatório com dados diferentes para cada destinatário

Também é possível enviar o mesmo relatório, mas com dados diferentes para cada destinatário. O Qalyptus pode, por exemplo, enviar um relatório de vendas em PDF para cada vendedor. Cada vendedor receberá um relatório contendo apenas as vendas de seu escopo.

Por exemplo, você pode imaginar cenários mais complexos: Simultaneamente, enviar a cada vendedor um relatório com os dados de seu escopo e enviar a seu gerente um relatório que contenha os dados de vendas de todos os vendedores pelos quais ele é responsável.

5- Dar aos usuários a possibilidade de assinar para receber relatórios

A geração e o envio de relatórios para o Qalyptus são realizados através da criação de tarefas de distribuição com programação. Também é possível dar a seus usuários a opção de se inscreverem para receber relatórios em sua caixa de entrada com a frequência de sua escolha.

Os usuários podem optar por assinar os relatórios desenvolvidos com o Qalyptus ou assinar para receber uma captura instantânea de uma planilha ou de um aplicativo Qlik Sense completo.

Ao integrar o Qalyptus com Qlik Sense, você terá um ambiente completo de Business Intelligence. Os usuários que precisam analisar dados podem fazê-lo de forma muito fácil e intuitiva no Qlik Sense.

Os usuários que desejam receber relatórios em PDF regularmente em sua caixa de entrada podem confiar no Qalyptus.

Saiba mais sobre o Qalyptus

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus