Use o Excel com Qlik Sense de forma Eficiente

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus

Milhões de pessoas usam o Microsoft Excel para acompanhar e executar várias operações financeiras, matemáticas e estatísticas. É uma ótima ferramenta para a coleta de dados e um elemento comum nos conjuntos de ferramentas de análise. Mas enquanto o Excel está equipado com muitas funções que ajudam você a começar com o uso de dados, você precisa de uma solução de análise de dados como Qlik Sense para levar sua análise para o próximo nível e ter mais flexibilidade e governança.

Neste artigo, veremos porque o Excel é imprescindível para os usuários finais e como usar o Excel com o Qlik Sense de forma eficaz.

Não há nenhum software de Business Intelligence que não permita exportar do Excel!

Por que o Excel é imprescindível?

1- Todos os usuários finais sabem como usar o Excel

O Excel é uma das poucas ferramentas ensinadas na escola que todos que têm um computador sabem como usar. Você pode encontrar centenas de tutoriais na Internet para cada recurso no idioma de sua preferência.

Os usuários adoram Qlik Sense para analisar e explorar seus dados. Entretanto, em alguns casos, eles preferem usar o Excel por suas possibilidades ilimitadas de manipulação de dados através de células e funções. No Excel, você pode gerenciar facilmente o conteúdo de cada célula de sua tabela.

Quando um usuário está acostumado com a flexibilidade do Excel, é difícil pedir a ele que utilize outra ferramenta menos flexível para fazer a mesma coisa.

2- O Excel tornou-se um formato padrão, fácil de compartilhar…

Quando você quiser compartilhar dados com outra pessoa da sua organização ou de outra organização, você não precisa perguntar se eles têm o Excel. Tudo o que você precisa fazer é escrever um e-mail e anexar seu arquivo Excel.

Este é o poder dos formatos padrão. Eles permitem que as pessoas compartilhem dados sem se preocupar com a ferramenta de leitura ou edição.

O Excel também pode ser usado para transferir dados de uma ferramenta para outra quando é impossível conectar-se com um conector. Exemplo: Exportar dados de vendas do Qlik Sense para um arquivo Excel, depois importar este arquivo para outra ferramenta.

3- Possibilidades ilimitadas para formatação de dados

O Excel não oferece uma análise flexível e responsiva, mas pode ser uma boa ferramenta para complementar as soluções de análise de dados como Qlik Sense. Quando você deseja criar um belo relatório com formatação personalizada de linhas, colunas e células, o Excel é a melhor solução.

Há possibilidades ilimitadas para formatar uma tabela em Excel. O Excel oferece formatação estática e formatação condicional. A formatação condicional permite aplicar automaticamente a formatação (tais como cores, ícones e barras de dados) a uma ou mais células com base no valor da célula.

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus

Use o Excel com o Qlik Sense de forma Eficiente

Por que escolher entre Qlik Sense e Excel. Utilize-os juntos para reforçar os pontos fortes um do outro. Qlik Sense permite exportar manualmente dados para todos os objetos (tabelas e gráficos).

Abaixo estão três melhores práticas para a exportação de dados e visualizações do Qlik Sense.

1- Incentiva a manipulação no Qlik Sense

O Qlik Sense se esforçou muito para fornecer uma solução de BI self-service para a preparação e visualização dos dados.

É importante treinar seus usuários na preparação de dados e na criação de tabelas e gráficos no Qlik Sense para evitar a exportação de dados brutos do Qlik Sense para realizar agregações e cálculos em planilhas no Excel.

Isto lhe permitirá ter uma melhor governança de dados e evitar o the fluxo de informações inconsistentes entre os departamentos da empresa.

2- Exportar somente dados prontos para uso

Uma vez que os dados tenham sido exportados do Qlik Sense, eles não devem ser manipulados para garantir sua integridade. Com soluções de relatórios, como o Qalyptus, é possível criar um relatório com o Excel e distribuí-lo aos usuários em um formato não editável como PDF ou HTML.

3- Usar software de relatórios para automatizar e gerenciar as exportações

Para proporcionar a melhor experiência aos seus usuários e evitar tarefas repetitivas sem valor agregado, você pode utilizar uma solução de relatórios para o Qlik.

O Qalyptus pode ajudá-lo a automatizar e gerenciar a criação, geração e distribuição de relatórios Excel personalizados com base em seus dados do Qlik Sense.

a- Criar um relatório personalizado

O Qalyptus incorpora o Excel para permitir que você crie um relatório rico e personalizado usando suas tabelas e gráficos do Qlik Sense já existentes. Não há limite; sua imaginação é o limite!

O Excel oferece infinitas possibilidades de formatação. Use-as para formatar seus dados Qlik Sense.

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus

b- Use as tabelas como quiser

O Qalyptus permite exportar uma tabela Qlik Sense para o local desejado em um arquivo Excel. Você pode adicionar várias tabelas a uma planilha ou adicionar diferentes tabelas a diferentes planilhas.

c- Exportar em diferentes formatos e distribuir de outras formas

Ao exportar gráficos e tabelas do Qlik Sense para o Excel, você pode escolher o formato de saída. O Qlik Sense pode salvar arquivos Excel em diferentes formatos: Xlsx, Xlsm, PDF, HTML, etc.

Depois, você pode distribuir os relatórios de várias maneiras para seus usuários: por e-mail, salvar os relatórios em pastas, enviá-los para outro servidor via FTP, etc.

d- Sem custo adicional

Distribua os dados e análises do Qlik Sense com seus usuários e clientes sem a necessidade de uma licença Qlik Sense.

Ao investir no Qalyptus, você pode criar e distribuir relatórios ilimitados para um número ilimitado de usuários. Os usuários finais ficarão felizes em receber automaticamente relatórios relevantes em sua caixa de entrada ou em qualquer outro local que preferirem.

Saiba mais sobre o Qalyptus

%Qlik Sense Reporting Tool & Alternative to NPrinting%Qalyptus